Futuro Bonito, de Cristovam Buarque

Foram poetas que disseram “o Haiti é aqui” para chamar atenção para a pobreza que existe em nosso País. Mas aqui também há cenários de riqueza que nos permitem dizer “a Europa é aqui”. Na educação, temos escolas parecidas com as dos mais pobres países, e experiências que nos lembram os mais ricos.

É possível dizer que “a Finlândia é aqui”, e está no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, mais exatamente na Escola SESC de Ensino Médio. Cada vez que a visito, sinto-me como se estivesse fora do País. Mais do que horário integral, o regime é residencial. Os alunos moram no campus da escola. As aulas são das 8h às 12h, com intervalo às 10h para um lanche; o almoço – de ótima qualidade –, é das 12h às 13h; e entre 13h e 13h45, os estudantes se reúnem com seu orientador. Têm aulas das 13h45 às 17h, com intervalo de 20 minutos para um lanche. Das 17h às 20h30, fazem oficinas de idiomas, artes, esportes, debates sobre atualidade e jantar. Entre 20h30 e 22h, é tempo obrigatório de estudos: dever de casa, leitura livre, assistir ao noticiário com orientação do professor e outras atividades; das 22h às 22h30, mais um lanche e às 22h30 as luzes são apagadas.

Os professores têm salário ao redor de R$ 9 mil e apartamento dentro do campus, para viver com a família. Mas exige-se deles dedicação exclusiva, integral e permanente aos alunos. A seleção é rigorosa, com base no currículo, na experiência e principalmente na manifestação de entusiasmo e envolvimento. São 80 professores para turmas de, no máximo, 15 alunos. Não é surpresa que alunos e professores constituam uma espécie de grande família envolvida com alegria, competência e rigor na educação de todos. As avaliações são constantes e rigorosas por disciplina, por temas multidisciplinares, por apresentações orais e “pelo olho” – o sentimento do empenho e do potencial do aluno, avaliado por equipes de professores.

Leia o texto na íntegra em http://www.geracaobooks.com.br/colunistas/colunista.php?id=967

Cristovam Buarque é engenheiro, economista, ex-reitor da UnB, ex-governador do Distrito Federal e atual senador da República pelo PDT. Autor de “A Ressurreição do General Sanchez”, “Astrícia” e “Admirável mundo atual”, pela Geração.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s