As Guerras do Futuro: o fator-Brasil

O Brasil tem razões para ser um país “pacífico”, afinal os seus desafios internos são tão espetaculares, que dificilmente ele teria energias para se ocupar muito do externo. De fato, esta seria mesmo a sua grande vocação, não obstante, a sua própria segurança interna lhe exigir uma política internacional complexa e atuante.

Com um potencial de crescimento fantástico, em função da sua grandeza e rica natureza, o país pode cada vez mais se tornar alvo da cobiça internacional. Se sabe que, em alguns estabelecimentos norte-americanos, a Amazônia já vem sendo apresentada como um “zona internacional”. Nisto, existe hoje um ponto crítico em Roraima, no extremo Norte, onde cresce a movimentação de estrangeiros para além do controle. O remoto do local, a presença de nações indígenas internacionais e a proximidade da Guiana de fala inglesa, são fatores que facilitam esta permeabilidade.

Eis que o mundo deverá começar a entrar em convulsão ainda neste século, e aquilo que observamos agora já é o “começo das dores”. O cenário que se anuncia é dos mais dramáticos. Citemos o resumo da resenha de uma obra recente sobre o assunto, e que já servirá de indicação de leitura:

“Em ‘Guerras Climáticas – Porque Mataremos e Seremos Mortos no Século XXI’ (Geração Editorial), o cientista e psicólogo alemão Harald Welzer afirma que as guerras deste século serão provocadas pelas mudanças de clima e vão aterrorizar a humanidade como nunca aconteceu. Os espaços vitais encolherão e provocarão conflitos armados permanentes. Este cenário apocalíptico já mostra os seus primeiros e inegáveis sinais por meio de furacões, terremotos, enchentes e falta de água em muitas regiões do planeta.” (“Correio do Povo”, 2/5/2010)

Mais em: http://www.jornalfeirahoje.com.br/materia.asp?id=18014

FONTE: JORNAL FEIRA HOJE

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s