Texto conciso e de humor negro leva prêmio – “Casamento” de Gian Danton

O concurso de Contos e Crônicas da Geração foi um sucesso. Recebemos mais de 230 textos, literalmente dos quatro cantos do país. Dos mais variados assuntos e temáticas, do horror trash ao sarcástico, passando pelo erótico e espiritual. Alguns relatos que apesar de serem contados em 3ª pessoa, sempre nos deixam na dúvida se de fato o autor não passou por determinada situação. 
 

Não vamos ser puritanos chegaram algumas perolas que nos deixaram de “queixo caído”. Mas o que importa é que o vencedor saiu, como os indicados (veja abaixo a lista completa).
 

O grande escolhido foi o sarcástico e terrível Casamento, veio de muito longe, mais de 3.300 quilômetros de São Paulo e foi escrito por Ivan Carlo, (Gian Danton é o seu pseudônimo) um jornalista mineiro, que mora desde 1998 no Macapá, mais precisamente, na última rua da capital do distante estado do Amapá.
 

“Parabéns sobre seu belo e conciso texto de humor negro sobre o casamento, que tivemos o prazer de premiar e publicar em nosso site”, disse Luiz Fernando Emediato, editor e proprietário da Geração.
 

O casamento conta a história de um homem que tem a infelicidade de casar com uma megera, que o trata aos berros e farpas, cansado dos maus-tratos, Américo resolve de uma maneira inusitada o seu problema com a esposa. Até os vizinhos apóiam sem ter ideia do resultado final.  
 

Conheça o texto vencedor: Casamento
 

Américo só percebeu que se metera numa enrascada quando já estava casado. A esposa era uma megera. Tratava-o por palerma, idiota, desengonçado… Certo dia, como ele encontrasse dificuldade em consertar um chuveiro, a mulher acrescentou um novo adjetivo á coleção:

– Nem pra isso você serve, seu imprestável!?!
Imprestável. Parece que gostou do termo, pois passou a usá-lo em todas as frases dirigidas ao marido:

– Venha jantar, seu imprestável!

– Faça a barba, imprestável…

Leia o restante do texto vencedor em http://www.geracaobooks.com.br/colunistas/colunista.php?id=1063

O autor diz que conta que com referências de alguns gênios da literatura mundial, como: Monteiro Lobato, Nicolai Gógol e Luís Fernando Veríssimo. 

Carreira

Ivan é jornalista, professor universitário e escreve quadrinhos desde 1989. Ele é um dos autores selecionados para o álbum em homenagem aos 50 anos de carreira do Maurício de Sousa. Além de ter publicado um livro infantil, uma noveleta de FC, participado de coletâneas, como a Rumo à Fantasia (Devir, 2009) e Alterego (Terracota, 2009).

“É uma grande emoção. Apesar de já ter uma boa experiência com quadrinhos,eu ainda sou pouco conhecido no meio literário. E, como uma concorrência tão grande, não esperava ser escolhido. Ainda estou espantado” afirma Ivan.

Para conhecer melhor o trabalho do vencedor do Concurso Todo Nós, da Geração Editorial, confira os blogs: Ideias de Jeca-tatu (http://ivancarlo.blogspot.com) e Roteiro de quadrinhos (http://roteiroquadrinhos.blogspot.com). 

Menções Honrosas

Além do conto Casamento, mais cinco (5) textos receberam menção honrosa da Geração Editorial. Não divulgaremos um ranking. Essas histórias são fantásticas passam pelo humor, tragédia e romantismo e também merecem os nossos aplausos. Esses textos serão publicados ao longo das próximas semanas no espaço Todos Nós em www.geracaoeditorial.com.br

Compra e Venda, de Domingas Cesário Alvim, do Rio de Janeiro
 

Desencontro, de Nathalia Wigg, do Rio de Janeiro

 Na lida, de Anna Karla Lacerda, de Brasília
 

Num carro inusitado, de Eric Fujita, de São Paulo
 

Planejamento, de José Ronaldo Siqueira Mendes, de Minas Gerais

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Texto conciso e de humor negro leva prêmio – “Casamento” de Gian Danton

  1. Gostei de ter participado e parabéns aos vencedores!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s