Movimento Mumblecore é tema de mostra

A partir do dia 6, o Centro Cultural São Paulo (CCSP), o Cine Olido e o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) exibem 20 filmes inéditos do movimento de cinema independente Mumblecore.

É possível dizer que “Funny Ha Ha”, longa de Andrew Bujalski lançado em 2002, inaugurou o estilo de criação cinematográfica cujas produções têm características como roteiro concebido em grupo, cortes de cena abruptos e enredo baseado na vida cotidiana. Não há preocupação em elaborar cenários ou figurinos específicos. Quase sempre, as locações são externas e trazem atores sem maquiagem, reforçando uma estética próxima de um naturalismo difícil de ser ignorado.

Na ocasião da estreia do trabalho de Bujalski, a crítica especializada celebrou “um filme que ousa mostrar a vida como ela realmente é”. Entretanto, as opiniões sobre o movimento não têm sido unânimes. Uma outra vertente defendeu que o Mumblecore não era um novo gênero de cinema, mas uma aposta de marketing para valorizar a indústria cinematográfica americana –que passava por alguns apuros– frente à mídia e ao público.

Embora não haja um grande orçamento ou uma produção expressiva por trás, é possível encontrar alguns nomes conhecidos nos elencos. É o caso de “Wendy e Lucy”, longa de Kelly Reichardt protagonizado por Michelle Williams, atriz que viveu Jen Lindley no seriado “Dawson’s Creek” e, neste ano, foi indicada ao Oscar por sua atuação em “Namorados para Sempre”.

Para fechar a mostra, o CCJ promove uma sessão especial de “Baghead” na praça do Cemitério Cachoeirinha, dia18, a partir das 18h30. Dirigida pela dupla Jay e Mark Duplass –também apontada como precursora do Mumblecore ao lado de Bujalski–, a produção mostra um grupo de amigos que viaja para um local afastado da cidade com a intenção de realizar um filme, e enfrenta ataques constantes de uma pessoa cuja identidade é protegida por um saco de papel na cabeça. Ao fim da exibição, DJs da Voodoohop iniciam uma festa que terá encerramento com uma banda surpresa.

Serviço:

Centro Cultural São Paulo.
Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro. Tel. 3397-4002. Próximo da estação Vergueiro do metrô. R$ 1.

Cine Olido. Galeria Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. R$ 1.

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso.
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte. Tel. 3984-2466. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Grátis.

Confira a programação completa: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias/?p=9383

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s