Release – Manual de Redação e Estilo

GeracaoEditorial

PRIMEIRO MANUAL MULTIMÍDIA

Um dos maiores problemas da humanidade é, justamente, a dificuldade de expressão, de revelar o que pensa, o que deseja, que mundo quer criar. O desprezo pelo idioma é quase sinônimo de desprezo pela civilização. Não podemos negligenciar o poder das palavras, mesmo porque aprendemos a pensar com elas e precisamos colocá-las em seu devido lugar. Quanta confusão já não causamos por  permitir mensagens distorcidas!  
 
Comunicar-se com clareza, nitidez, limpidez, sem ambiguidades não é tarefa das mais fáceis. Portanto, tudo que nos ajudar nesse sentido será bem-vindo. É o caso do recém-nascido que está em suas mãos. Gerado e acalentado pela linguista e jornalista Dad Squarisi, o Manual de Redação e Estilo tem tudo para se tornar o livro de cabeceira dos profissionais de comunicação e de todos que queiram se expressar melhor.
 
A novidade é que a obra aborda técnicas utilizadas em jornal, revista, rádio, televisão e internet, tornando-a multimídia. É bom que se diga que a convergência dos meios de comunicação é realidade irrevogável, sem volta. Por isso, convém estarmos preparados para tirar o melhor proveito de cada mídia, seja como comunicadores, seja como consumidores de informação.
 
Mas como aperfeiçoar a comunicação? Por mais necessárias que sejam, as gramáticas sempre tiveram o dom de torturar os incautos. Sabendo disso, Dad Squarisi lança mão da leveza, do humor, da ironia. Em seu manual, os exemplos falam mais alto que a teoria, eliminando-se  explicações enfadonhas. Da mesma forma, a autora defende uma comunicação rápida, direta, enxuta, com naturalidade, na medida certa. Ninguém tem tempo a perder – é preciso atingir o alvo logo na primeira flechada, no primeiro tiro, na primeira frase, na primeira palavra.
 
Dad reconhece, no entanto, que falar bem não é um dom divino e que a língua portuguesa não é nenhuma flor do Lácio que se cheire sem algum esforço para amansá-la. Vejam só o caso da insignificante vírgula, a cobrinha que respira com a gente. Além de marcar a nossa respiração, ela influencia o sentido da frase. Por isso, colocada em lugar errado, altera o que pretendemos dizer. Ora, vejam só, quanta petulância! Imaginem, então, a complexidade de toda a sintaxe da língua portuguesa, falada atualmente por quase 250 milhões de pessoas no mundo. Fernando Pessoa, sob o heterônimo Bernardo Soares, já dizia: “A minha pátria é a língua portuguesa”.
 
Chega de conversa, então. Vamos abrir logo a primeira, a segunda, todas as páginas deste manual. Livro bom mesmo é aquele que é consultado constantemente, que acaba ficando meio ensebado, sublinhado, com orelhinhas salientes, feinho de tanto manuseio. Este manual tem tudo para conquistar o status de “não empresto pra ninguém”. Os profissionais dos Diários Associados e todos que vierem a utilizá-lo darão um salto em expressão. Upgrade puro, comunicação na veia. O mercado estava precisando disso.

GeracaoEditorial Manual de Redação e Estilo – para Mídias Convergentes – Geração EditorialAutor: : Dad Squarisi
Formato: 15,5 x 22,5 cm.
Páginas: 404
Categoria: Jornalismo
ISBN: 978-85-61501-69-3
Código de barras: 978-85-61501-69-3
Preço: R$44,90Sinopse: Os meios de comunicação de massa e individuais se entrelaçam cada vez mais. Jornais, revistas, rádio, televisão, internet, blogues, sites de relacionamentos, e-books, iPhone, iPad, iPod… Pode uma coisa dessas? Sim, pode, é a Torre de Babel subindo em direção aos céus. Mas antes que a balbúrdia se instale, convém colocar ordem na casa. Assim nasceu este manual, um pronto-socorro da língua portuguesa, pau pra toda obra na hora do sufoco, de redigir, desde uma reportagem, até um texto profissional ou escolar. Destina-se a ajudar profissionais de comunicação e todos que queiram se expressar com mais clareza, eficácia e sedução tanto na escrita quanto na fala. Em vez de regras gramaticais, a autora prefere dar exemplos que falam muito mais alto, com humor, pitadas de ironia e leveza. Que tratamento dar na hora de escrever? Dad Squarisi responde: “O rádio exige coloquialismo. A tevê, agilidade. A web, síntese. O jornal, tudo isso e algo mais. O editorial pede terno e gravata. Nunca smoking. Reportagens, entrevistas, perfis vão bem de blazer e calça jeans. Nunca de bermuda e camiseta. Colunas, crônicas e blogues podem aparecer de sunga e sandália ou traje de baile”.Assim fica fácil aprender. Este manual tem tudo para ser o livro mais manuseado da língua portuguesa. Quem tiver dúvidas que lance a primeira palavra.
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s