Jorge Amado será homenageado durante o Carnaval de Salvador

Luiz Francisco
Do UOL, em Salvador

O escritor Jorge Amado será homenageado por artistas e pela Prefeitura de Salvador durante os seis dias oficiais de Carnaval.

“Com seus romances extraordinários, Jorge Amado ajudou a divulgar a Bahia no Brasil e no mundo, e esta homenagem no ano do seu centenário de nascimento é mais do que merecida, é uma questão de justiça”, disse o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro.

Presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, Myriam Fraga disse que o escritor “gostava muito de observar a folia”, mas não há dados sobre sua participação efetiva na festa. “Não há, em sua obra, nem mesmo no livro de memórias (‘Navegação de Cabotagem’), qualquer referência de que Jorge Amado foi, de fato, um folião.”

De acordo com ela, quando estava em Salvador durante o Carnaval, Jorge Amado gostava de frequentar o Pelourinho (centro histórico) e as praças da Sé e Municipal.

Homenagens
Uma das principais artistas da folia baiana, a cantora Daniela Mercury vai levar intérpretes de canto lírico para o circuito Barra/Ondina (orla) na sexta-feira (17), quando o seu trio sai sem cordas. “Vamos ler trechos de livros de Jorge Amado através de uma ópera popular, uma ópera adaptada especialmente para o desfile.”

Considerado o primeiro artista a cantar em cima de um trio elétrico, Moraes Moreira disse que vai interpretar na avenida uma música inédita para comemorar os 100 anos de nascimento do autor de “Capitães da Areia”. A letra de “Feito Jorge Ser Amado” reúne personagens (Dona Flor, Vadinho, Gabriela) e grandes amigos do escritor, como o antropólogo Pierre Verger, o artista plástico Carybé, a ialorixá Mãe Menininha do Gantois e o cantor e compositor Dorival Caymmi.

A cantora Ivete Sangalo, outra estrela do Carnaval de Salvador, vai homenagear Jorge Amado em seu camarote. Localizado no circuito Barra/Ondina, o espaço terá fotografias antigas de Ilhéus (cidade onde o escritor passou parte de sua vida) e trechos de alguns de seus livros.

Outra referência à obra do escritor está nas garçonetes que vão trabalhar no camarote – todas estarão “vestidas” de Gabriela, uma das  mais conhecidas personagens amadianas.

Ainda no espaço, a pista de dança foi inspirada na boate Bataclan, cabaré de Ilhéus e um dos cenários do romance “Gabriela, Cravo e Canela”.

Mais: http://carnaval.uol.com.br/2012/noticias/redacao/2012/02/07/carnaval-de-salvador-homenageia-jorge-amado.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s