Entrevista com Odívia Barros no Jornal da Cultura


O Jornal da Cultura exibiu uma série de reportagens sobre abuso contra crianças e adolescentes denominada “Infância Roubada”. Para fechar a série o jornal contou com a participação de Odívia Barros, autora do livro Segredo, segredíssimo.

Odívia Barros sofreu abuso durante sua infância e resolveu contar sua história muitos anos após o ocorrido, pensando em proteger e ensinar sua filha. “Depois que eu cresci e entendi o que aconteceu comigo, eu percebi que era uma coisa que podia ser evitada se alguém tivesse me avisado sobre o que pode acontecer” afirmou.

Ao procurar alternativas compreensíveis para o universo infantil, encontrou na literatura a forma ideial de trabalhar a questão do abuso sexual. O resultado desse processo foi o livro Segredo, segredíssimo, que conta a história de uma menina que pede ajuda ao notar que o tio queria ‘fazer brincadeiras de adulto’. A obra é recomendada por psicólogos e especialistas, pois apresenta de forma lúdica um tema delicado e que ainda é considerado um tabu em nossa sociedade. “Acredito que a forma efetiva de proteger uma criança é dando a ela conhecimento, eu não vou poder vigiar 24h por dia minha filha, porém o conhecimento que eu passar ela vai carregar onde ela for.”

A autora também apresentou dados de pesquisas que apontam que 52% dos casos chegam primeiro na escola. “O professor é o primeiro adulto que a criança recorre para fazer a revelação do abuso, e ai entra o papel social da escola é fundamental para que a gente consiga mudar o quadro no nosso país e infelizmente as escolas não assumiram esse papel (…)” relatou.

A entrevista foi transmitida ao vivo, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/05).

Assista o depoimento de Odívia Barros no Jornal da TV Cultura.

Fonte: http://tvcultura.cmais.com.br/jornaldacultura/jornal-da-cultura-18-05-12-bl-02-1

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s