Folha destaca lançamento “Os cenários ocultos do caso Battisti”

06/12/2012 – 15h30

Livro relata interesses escusos no caso Cesare Battisti
da Livraria da Folha

Membro dos Proletários Armados para o Comunismo (PAC), movimento ativo durante a década de 1970, Cesare Battisti foi protagonista de uma querela diplomática entre italianos e brasileiros quando o ex-militante de esquerda, que passou a ser chamado de ex-terrorista, recebeu asilo político no Brasil.

A situação de Battisti dividiu a opinião pública. Em “Os Cenários Ocultos do Caso Battisti”, Carlos A. Lungarzo apresenta algumas razões escusas para o que chama de “linchamento” da mídia e de grupos revanchistas.

“Meu objetivo é provar que, no caso Battisti, tão especial e surpreendente, coincidiram todas as mazelas de nossas sociedades”, escreve Lungarzo no prefácio do livro. “Por isso, cinjo-me apenas a mostrar os cenários onde o linchamento se fabricou e a explicar como sua construção usou as oficinas dos grupos mais vingativos e reacionários da Itália e do Brasil”.

Segundo o autor, os Estados Unidos e seus aliados, por medo da influência soviética, se esforçaram para suprimir, reprimir e aniquilar toda a manifestação de esquerda na Europa. A Itália, que possuía um partido comunista forte e ativo, foi um dos alvos dessa ação.

Em 1979, Battisti foi capturado e acusado de crimes exclusivamente políticos. Com sua fuga para o México em 1981, o processo foi reaberto e outras acusações, como homicídio, foram adicionadas. Mesmo sem provas, ele foi condenado a duas prisões perpétuas. Passou um tempo na França, durante o governo François Mitterrand, mas acabou no Brasil, onde ficou preso por quatro anos.

“Os Cenários Ocultos do Caso Battisti” traz a pergunta: “Por que tamanha mobilização contra Battisti?”. “Um grande projeto de linchamento precisa de um alvo adequado”, diz Lungarzo. A edição também conta com uma entrevista exclusiva com Battisti.

Lungarzo, doutor em ciências sociais e ciências exatas e pós-doutor em sociologia matemática, é professor titular da Unicamp e participa de organizações de direitos humanos e de refugiados há mais de 30 anos.

Militante antifascista foi o estrangeiro mais mencionado pela mídia brasileira

“Os Cenários Ocultos do Caso Battisti”
Autor: Carlos A. Lungarzo
Editora: Geração
Páginas: 384
Quanto: R$ 36,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s