Folha destaca lançamento “Os cenários ocultos do caso Battisti”

06/12/2012 – 15h30

Livro relata interesses escusos no caso Cesare Battisti
da Livraria da Folha

Membro dos Proletários Armados para o Comunismo (PAC), movimento ativo durante a década de 1970, Cesare Battisti foi protagonista de uma querela diplomática entre italianos e brasileiros quando o ex-militante de esquerda, que passou a ser chamado de ex-terrorista, recebeu asilo político no Brasil.

A situação de Battisti dividiu a opinião pública. Em “Os Cenários Ocultos do Caso Battisti”, Carlos A. Lungarzo apresenta algumas razões escusas para o que chama de “linchamento” da mídia e de grupos revanchistas.

“Meu objetivo é provar que, no caso Battisti, tão especial e surpreendente, coincidiram todas as mazelas de nossas sociedades”, escreve Lungarzo no prefácio do livro. “Por isso, cinjo-me apenas a mostrar os cenários onde o linchamento se fabricou e a explicar como sua construção usou as oficinas dos grupos mais vingativos e reacionários da Itália e do Brasil”.

Segundo o autor, os Estados Unidos e seus aliados, por medo da influência soviética, se esforçaram para suprimir, reprimir e aniquilar toda a manifestação de esquerda na Europa. A Itália, que possuía um partido comunista forte e ativo, foi um dos alvos dessa ação.

Em 1979, Battisti foi capturado e acusado de crimes exclusivamente políticos. Com sua fuga para o México em 1981, o processo foi reaberto e outras acusações, como homicídio, foram adicionadas. Mesmo sem provas, ele foi condenado a duas prisões perpétuas. Passou um tempo na França, durante o governo François Mitterrand, mas acabou no Brasil, onde ficou preso por quatro anos.

“Os Cenários Ocultos do Caso Battisti” traz a pergunta: “Por que tamanha mobilização contra Battisti?”. “Um grande projeto de linchamento precisa de um alvo adequado”, diz Lungarzo. A edição também conta com uma entrevista exclusiva com Battisti.

Lungarzo, doutor em ciências sociais e ciências exatas e pós-doutor em sociologia matemática, é professor titular da Unicamp e participa de organizações de direitos humanos e de refugiados há mais de 30 anos.

Militante antifascista foi o estrangeiro mais mencionado pela mídia brasileira

“Os Cenários Ocultos do Caso Battisti”
Autor: Carlos A. Lungarzo
Editora: Geração
Páginas: 384
Quanto: R$ 36,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Deixe um comentário

Arquivado em Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s